quinta-feira, 19 de abril de 2012


MAIS UMA ATIVIDADE DO CALENDÁRIO DO CIRCUITO CULTURAL: “XADREZ HUMANO”

Apresentação de xadrez humano foi destaque na
E.E. ANTONIO FONTANA


A EE Antonio Fontana, no distrito de Frutal do Campo, em Cândido Mota, promoveu nesta quarta-feira, dia 18, uma apresentação em que alunos foram as peças de um jogo de xadrez. Os participantes fazem parte do “Projeto de Xadrez”, mantido pela Secretaria da Educação de Assis. O evento foi promovido pela vice-diretora do programa Escola da Família, Patrícia Franco Fernandes, e pela professora Cristiane Meira Prado, responsável pelo projeto da Prefeitura de Assis. A apresentação deu continuidade ao calendário de eventos culturais da escola.

As estratégias mobilizadas durante a “batalha” do xadrez humano possibilitou aos alunos não somente uma melhor compreensão das regras do jogo e uma visualização do movimento das peças, como também uma excelente oportunidade para que percebessem a cooperação e a comunicação verbal, já que é preciso realizar um trabalho em equipe para decidir qual a melhor estratégia a ser feita ou qual peça deve ser capturada. Assim, mais uma vez agindo em parceria (direção, vice-direção, coordenação, professores e colaboradores), foi propiciada aos alunos uma oportunidade de aprender de forma interativa e integrada os aspectos da colaboração com o outro.

Para a diretora da EE Antonio Fontana, Lurdes Aparecida Coelho, é importante ressaltar que as estratégias mobilizadas no jogo auxiliam professores e alunos no desenvolvimento da interação pedagógica nas diversas disciplinas. “A coordenação pedagógica da escola, em consonância com a mobilidade do currículo em relação à aprendizagem dos alunos, observa no uso social real das estratégias do xadrez um instrumento educativo que trans­cende o jogo em si, impulsionando a construção de um processo de ensino dialógico, interativo, afetivo, criativo, comprometido, motivador e desafia­dor com objetivos de uma aprendizagem autônoma, subjetiva, libertária, cooperativa e solidária”, destacou.

A SEGUIR, ASSISTA VÍDEOS SOBRE O EVENTO...


ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: PERÍODO DA MANHÃ







Nenhum comentário:

Postar um comentário