terça-feira, 29 de setembro de 2015

E.E. ANTONIO FONTANA

Ler para compreender e argumentar...

A professora Soninha em parceria com a sala de Leitura oportunizou situações de leitura compartilhadas com os alunos do EM com o objetivo de produzir textos argumentativos sobre o tema da maioridade penal. Vale a pena conferir o resultado sobre dois posicionamentos distintos dos alunos Fábio A. Arcanjo e Gabriel da S. Klein do 1º EM A....

Educar é melhor do que punir

Um tema muito discutido atualmente foi a votação para  a implantação do projeto de redução da maioridade penal para jovens maiores de 16 anos que cometem crimes hediondos em nosso país.
As crianças e adolescentes serão o futuro de nossa geração e, para termos uma boa geração formada por cidadãos do bem, precisamos proteger e educar, ao invés de punir, para que o jovem tenha uma boa base em nossa sociedade. A redução da maioridade não diminuirá a violência em nosso país. Segundo pesquisas, 90% dos crimes ocorridos no Brasil são cometidos por cidadãos maiores de 18 anos.
O sistema prisional brasileiro é caótico e com a redução da maioridade penal, agravaria a atual situação prisional do país. Segundo o levantamento do jornal “Zero Hora”, caso seja aprovada, o sistema prisional do RS teria o acréscimo de 1,4 mil detentos.
Adolescentes infratores  precisam de locais apropriados, com direito a educação, serviços sociais e atividades culturais.
Ao invés de punir os jovens dentro de uma prisão, junto com criminosos de alta periculosidade, onde as prisões se transformam em locais de recrutamento para o crime, seria mais confiável e positivo investir em educação e melhores condições de vida.
Portanto, colocar menores em prisões em situações precárias não seria a melhor alternativa para acabar com a violência e a impunidade em nosso país.

Fábio Augusto Arcanjo
1º ano do E.M.


Redução da Maioridade Penal : Chega de impunidade!

Um dos temas mais discutidos no Brasil atualmente é a redução da maioridade penal, que ainda é um projeto de Emenda à Constituição e caso  seja aprovado se tornará lei.
Pesquisas mostram que 43,3% dos menores infratores são reincidentes, ou seja, voltam a cometer crimes. Se deixar o jovem infrator livre, com certeza, ele voltará a criminalidade.
O jovem tem que ser punido desde cedo. A primeira punição sendo severa, pode fazer com que ele reflita e saia da vida do crime.
Se o menor tem capacidade de matar, sequestrar e estuprar, tem que ser tratado como bandido e ser preso.
O governo deveria criar projetos sociais para tirar os jovens de 12 a 16 anos da rua, antes que seja “tarde” e os menores entrem na criminalidade podendo acontecer o  pior.
Portanto, o Projeto de Emenda à Constituição tem que ser implantado o quanto antes. Não podemos deixar de lado um assunto tão importante.

   Gabriel da Silva Klein
1º ano do E.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário